Imagem: Sabesp |
A conta de água deve apresentar algumas informações obrigatórias e você precisa ficar atento a elas. Por isso elaboramos um pequeno “manual” para lhe ajudar a entender melhor a conta que você recebe todo mês, a qual geralmente se dá atenção somente ao valor a ser pago. Para entender melhor a sua conta de água, entre no site da Sabesp e clique o ícone "Agência Virtual".
- É importante verificar se as torneiras não estão pingando, se a descarga está funcionando adequadamente e se o chamado ladrão da caixa de água ou reservatório de água não está vazando em razão do mau funcionamento da bóia.
- É possível solicitar a interrupção do fornecimento de água nos casos em que o imóvel estiver desocupado, pois assim não poderá haver a cobrança pelo valor mínimo. No entanto, verifique as taxas para a suspensão e para a religação e veja se é mais vantajoso do que pagar o valor mínimo.
-Verifique, na sua conta, o dia previsto para a próxima leitura do hidrômetro na sua residência. Deixe uma pessoa disponível para atender o leiturista. Evite que o funcionário da empresa fique sem acesso ao hidrômetro por casa fechada; cachorro solto, vidro do relógio sujo ou embaçado.
- Na impossibilidade de se fazer a leitura, a empresa fará a cobrança pela média de consumo faturado dos últimos 180 dias. A concessionária tem o dever de informar por escrito o consumidor sobre o impedimento de leitura e a possibilidade da suspensão no fornecimento caso se mantenha a impossibilidade de leitura;
- Caso a empresa não interrompa o serviço após o terceiro mês consecutivo de impedimento, deverá efetuar a cobrança com base no consumo mínimo (consulte a concessionária de sua cidade para saber qual é este valor), sem a possibilidade de o prestador de serviço promover futura cobrança da diferença de valores medidos e cobrados.
Nota do Blog: Com base ao direito a informação, disposto no Código de Defesa do Consumidor, o Procon-SP entende que a concessionária deve informar ao consumidor sobre as condições do impedimento da leitura do hidrômetro, notificando-o a efetuar o desimpedimento do local.
Em caso de dúvidas ou problemas com sua conta de água, entre em contato com um dos canais de atendimento doProcon-SP. Se você mora fora da Capital, encontre o telefone e endereço do Procon conveniado à Fundação Procon-SP aqui.
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