Falar sobre saúde pública é sempre complexo, pois sempre haverá aqueles que dirão que o copo esta meio cheio e outros que dirão que o copo esta meio vazio! Talvez os dois tenham razão e a questão é então insolúvel, pois teremos pontos de vista diferentes sobre o mesmo fato!
Na questão da saúde municipal também é assim! Vão existir pessoas que acredita que o rumo da saúde municipal esta por assim dizer, meio cheio!
No meu ponto de vista, não esta! Nem meio, muito menos cheio!
O modelo de gestão que a administração do prefeito Carlão escolheu foi errada, mas não foi uma opção dentre escolhas! Foi a consequencia da herança recebida pela opção que a politica fez em priorizar fazer politica com a saúde, quando o necessário era ter gestão pública!
Só neste governo, ja se trocou de secretários mais vezes do que trocou as cortinas da prefeitura! O primeiro foi o médico Renato Spindell, que, diga-se de passagem muito competente! Foi jogado às traças em seis meses, ai chamaram meu amigo e estepe pra quando as coisas não caminham bem, Dr. Claudio Saraiva, quando ele achou que ia esquentar a cadeira, tiraram a cadeira dele! Ai quem chegou chegando foi o homem das obras! Toninho Melo!
Andei olhando as duas entrevistas do Toninho ao jornal cotiatododia, a primeira foi em fevereiro de 2011, leia aqui e a segunda foi em outubro deste ano, (melhor do que a entrevista é a manchete nada isenta da repostagem ) leia aqui(parte2).
O fato concreto é que mesmo com a torcida e com a estendida, a saúde continua como nos tempos do Spindell, sem rumo!
O problema esta justamente na questão do modelo que imaginaram que num passo de mágica tudo se resolveria, e para tudo resolver, resolveram terceirizar, que segundo a cartilha caminho suave do PSDB, o segredo da engenharia humana esta na terceirização! Seja o que for, terceirize-se!
Pois segundo esta lógica de visão pequeno burguesa, a culpa pelo não funcionamento do que quer que seja, esta nos funcionários e nos equipamento públicos!
Então, jogaram fora toda a história do funcionalismo público municipal da saúde, abandonaram a própria sorte os que ainda resistiram e começaram terceirizando tudo... com salários melhores do que os funcionários da prefeitura, o resultado, ta ai pra quem quiser ver!
Se jogaram de corpo e alma nas mãos de uma empresa com quem não tinham intimidade, não conheciam e que por sua vez, também não conhecia a cidade, sua cultura, sua realidade... chegaram sabendo tudo e dispensando toda a sabedoria acumulada por anos a fio de serviço público prestado pelos funcionários da prefeitura... No primeiro engasgo, os médicos terceirizados, fizeram uma paralização branca... só atendiam casos de emergência... são profissionais que vem pra cidade com dois únicos objetivos, trabalhar e receber pelo trabalho, afinal são terceirizados!
E é justa a posição deles! São tão frios com a cidade, quanto a municipalidade é com eles!
Se receberem trabalham, se não receberem... E não receberam!
Esta é a diferença e o fator que os arautos da terceirização não contam... a relação não é humana, é comercial... não importa a dor ou o amor... importa o dinheiro... e ai, as coisas vão bem até o vil-metal reluzir... não reluziu, parou!
Retornar ao padrão do SUS, significa fazer a opção pelo serviço PÚBLICO, ou seja, dominar enquanto serviço público o funcionamento da saúde!
Nesta segunda feira, novamente os médicos do Portão estavam em greve branca! Não receberam... não são médicos da rede municipal... Enquanto não for equacionado o problema de buscar a formação de um novo quadro estável de equipe municipal de saúde, a cidade continuará a padecer deste mal! Nas minhas contas, neste meio tempo, ao contrário do que foi anunciado pelo jornal, a saúde da cidade continuará na UTI... Ah! E o Toninho Melo não é mais secretário da saúde... agora é o Moiseisinho!
Fonte: www.toninhokalunga.blogspot.com
DR. SILVIO
ResponderExcluirPRECISO MUITO FALAR CONSIGO. ME PASSE FONE FIXO
ABRAÇO
JOB
ADVOCACIA EMPRESARIAL E CONSTRUTORA ECOLÓGICAMENTE CORRETA . FALEM COMIGO !!!
ResponderExcluirECOLOGIA É A " BOLA DA VEZ" E TUDO QUE O HOMEN NECESSITA PARA SOBREVIVER NO 3º MILLENIO,PRINCIPALMENTE NOS TEMPOS QUE CORREM...!
ResponderExcluirNÁ ÁREA IMOBILIÁRIA ,TEMOS A SOLUÇÃO !!! ( JURÍDICA;AMBIENTAL;CONSTRUTIVA,ETC
ResponderExcluirPRESERVEMOS A NATUREZA !
ResponderExcluir