quinta-feira, 10 de março de 2011

A RIQUEZA DE COTIA NÃO REFLETE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO

Cotia é a 16ª cidade mais rica de São Paulo.

A riqueza municipal de Cotia é a 16ª maior em todo o Estado de São Paulo. Foi o que apontou o Índice Paulista de Responsabilidade Social- IRPS - elaborado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com a fundação Seade. Os dados são de 2008.

O desempenho caiu em relação ao primeiro estudo realizado em 2000, quando a cidade aparecia em 11ª posição. Mas melhorou em relação aos 3 balanços anteriores quando figurou em 26ª, 18ª e 19ª colocação respectivamente em 2002, 2004 e 2006.

O cálculo é feito mediante o cruzamento de números de consumo anual de eletricidade no comércio, agricultura, serviço e residências junto ao rendimento médio do salários de quem tem carteira assinada.

Quando colocada ao lado de outras sete grandes cidades da região, Cotia perde apenas para Barueri, a segunda mais rica de São Paulo, que vem mantendo as primeiras posições desde o inicio da divulgação do IRPS.

Cotia entre os municípios com bons níveis de riqueza.

O estudo dividiu as cidades e grupos homogêneos, classificados de 1 a 5, sendo que o grupo 1 reúne municípios com elevado nível de riqueza e bons indicadores sociais;

Cotia se mantém no grupo 2 desde o início do estudo, em 2000. Faz parte das localidades com bons níveis de riqueza, que não se refletem nos indicadores sociais, os quais se situam aquém dos registrados pelos municípios pertencentes ao Grupo 1. Entre 2006 e 2008 aumentou de 78 para 83 o número de municípios classificados nesse grupo. De acordo com o estudo, isso ocorre em conseqüência da relativa estabilidade, no período, do indicador de longevidade nos municípios que o compõem quando comparados com os demais do Estado. Dos 83 municípios desse grupo, 81% situam-se nas áreas metropolitanas do Estado e em seu entorno (Regiões Administrativas de Campinas, São José dos Campos e Sorocaba), e aproximadamente um quarto localiza-se na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2008, essas cidades representavam 28% da população estadual, totalizando mais de 11 milhões de habitantes. Analogamente às edições anteriores, identificam-se, no conjunto desses municípios, três importantes subconjuntos: municípios industriais, como Cubatão, Diadema, Suzano, Sumaré, Mauá, São Bernardo do Campo e Guarulhos, localizados em regiões metropolitanas; municípios que abrigam condomínios de alto padrão, como Cotia e Santana de Parnaíba; e munic ípios turísticos, tais como Guarujá, São Vicente, São Sebastião, Campos do Jordão e outros. Nesse grupo destaca-se ainda o município de Campinas.

FONTE: http://www.cotiatododia.com.br/cta/noticia/noticias.php?id_noticia=5115
SONIA MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este seu comentário está ajudando na busca por uma sociedade mais justa e igualitaria: