Twittando a Revolução Informacional
Por Marcello Barbosa
Podemos afirmar que vivemos uma Revolução Informacional e que ela vai nortear a história do mundo por muitos anos e nós temos a oportunidade de vê-la nascer e sentir seus impactos, além de participar dela. Com a expansão da Internet, principalmente no Brasil que temos mais de 43 milhões de internautas ativos, sendo que este número deve aumentar e muito com os incentivos que o Governo Federal vem dando, por exemplo, a formulação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Outro fator interessante é que o fenômeno das Redes Sociais (Em especial os Blogs, o Twitter e o Facebook), que por todo o mundo abalou Governos e foram ferramentas para lutar contra a Censura crescem a cada dia que passa. No Brasil as Redes Sociais tem feitos abalos desde a Copa do Mundo como, por exemplo, com a campanha “Cala a Boca Galvão” e nas eleições de 2010 podemos ver partidári@s dos candidat@s a Presidente se mobilizando virtualmente, são apenas dois exemplos, mas podemos relembrar a eleição do Presidente Obama dos EUA e agora recentemente o lançamento de sua Campanha para a reeleição.
A Internet e em especifico as Redes Sociais possibilitam que você possa escolher a sua Mídia, e também criar a sua mídia! Diferente das Grandes TV’s que não temos nenhum direito de opinar em sua programação, na Internet, no Twitter se você não está curtindo um Perfil basta deixá-lo de seguir! Você tem esse Direito e Poder! No Twitter você também encontra as grandes Marcas e pode usar deste espaço para criticar e dar opinião! Eu pessoalmente só resolvi um problema com a Telefônica depois que Twittei criticando ela!
Quando falo em criar nossa própria mídia temos diversas formas! Você cria seu Blog, seu Perfil no Facebook, no Orkut, no Twitter, seu Canal no YouTube e seu Flickr, você vai poder compartilhar com o Mundo seus pensamentos e apartir daí juntar mais gente que pensa parecido com você! No Blog você desabafa, critica todos os problemas do Mundo! Questiona seu Speedy lento, sua mãe que não deixa você sair e o final daquela novela! No Youtube você grava seu vídeo de repúdio e no Flickr você posta todas as imagens que representa o que você está sentindo! No Facebook e no Twitter você divulga pra geral! Está criada sua mídia!
Em Junho de 2010 comecei uma experiência um pouco nerd (bem nerd!), porém nada muito diferente do que muitos já faziam. Deixei de comprar jornais e revistas que sempre comprei para acompanhar todas as notícias através do Twitter. De lá para cá percebi o quanto o Twitter pode ser útil no seu dia-dia.
De manhã, como todo brasileiro acordo cedo! Hehe! E quero saber como estão as notícias do dia, acesso meu Twitter pelo celular (Amo a modernidade!) e acompanho as twittadas dos Perfis de @RevistaForum @LuisNassif, @ConversaAfiada, @Folha_Poder, @RedeBrasilAtual, @Estadao, @Valor_Economico, @OperaMundi, @Brasil_de_Fato, @CartaCapital, @Caros_Amigos, @JornalMogiNews e @JornalDAT.
Com certeza você deve estar se perguntando: “Como ele lê tudo isso?”, lembro você que a principal característica da Internet é a rapidez, ou seja, quando acesso cada um desses perfis, cada noticia é um twette, assim fica fácil de ler o que me interessa e o que não me interessa eu posso descartar. Consigo ler nestes 11 perfis noticias nacionais e regionais e como cada um desses veículos de informação tem sua Linha Editorial com grandes diferenças, consigo me manter informado e garantir meu senso crítico! Conselho: Não existe Jornal neutro, todo jornal (impresso, televisivo ou Web) tem lado e defende um lado!
Depois de me informar, costumo publicar no Twitter as ultimas postagens do meu Blog (www.marcellobarbosa.blogspot.com) e aproveito para refletir um pouco, como adoro poesias, músicas e derivados eu sigo e indico os seguintes perfis @Chicolatras, @Pensador, @FrasesDeClarice, @FrasesRRusso, @Frase_Cazuza e @CitaRaul. Nesses perfis posso ler as principais citações de Mestres da Música Brasileira e de famosos Pensadores. Ou seja, tenho aí meu momento Cultura!
Na hora do almoço é um momento para acompanhar o Mercado de Trabalho! Como todo estudante de Jornalismo fico observando como anda a área de Comunicação, então sigo os seguintes perfis que têm como foco @ConquestOne, @VagasSP, @Trampos, @CruzeiroIndica, @Publicijobs, @Estagios, @NaLabuta, @TramposFreelas, @OsJornalistas e @Clubedoj. São perfis focados em vagas e estágios na Comunicação Social, além disso, sempre postam novidades da área, curso e bons artigos. Acompanho sempre esses perfis e são provas que a área da Comunicação Social é quentíssima!
Nesse meio tempo aproveito para interagir com quem eu sigo e com quem me segue! Afinal, ninguém é de ferro né? Lembro também que no Twitter, você está em uma Rede Social, você pode replicar cada noticia que lê e também comentar a noticia lida!
Como todo mortal também preciso sorrir! Dar aquela gargalhada fatal, então sigo alguns perfis muito interessantes! O @Pedreiro_Online, @FilhodoOCriador, @EsposaDoCriador, @OCriador e a @RealMorte. Se eu for falar de humor, o Twitter está cheio disso! Porém sigo apenas esses perfis que já me azem rir muito!
Como tod@s sabem, sou Militante Político e preciso saber o que nossas Autoridades falam e pensam. O Twitter nos dá essa oportunidade de acompanhar passo a passo o parlamentar que quisermos. Sigo muitos, porém vou transcrever aqui os principais: @DilmaBR, @JoseSerra_, @Padilhando, @Vaccarezza, @CarlosZarattini, @PauloTeixeira13, @JeanWyllys_Real. @GilbertoKassab_, @ZicoPrado, @VereadorDonato e @Rfalcao13. São dez perfis muito diferentes, porém com muita informação e opinião!
E termino o dia voltando aos Perfis de Jornais e Blogs que citei acima! Quero aqui demonstrar o quanto o Twitter pode ser uma ferramenta de comunicação ágil, detalhada e de acordo com o perfil do usuário! Nele você consegue filtrar o tipo de informação que você acha necessária para você. O Twitter não é apenas ter ou não ter Seguidores, isso é conseqüência do que você posta e das pessoas que se relacionam com você.
Logicamente que complemento minha Rede com o Facebook, onde “curto” várias páginas e acompanho várias figuras públicas, além de ser uma ótima ferramenta para divulgação e troca de idéias. No passado as Comunidades do Orkut serviam bem para isso, principalmente para discussões, mas hoje elas estão perdendo essa função.
Para termos a visão do tamanho da Internet, é só vermos esses dados: A cada um minuto são criados 60 novos blogs; Mais de 168 milhões de emails são enviados; 320 novas contas são criadas no Twitter e 98.000 tweets são enviados; 600 vídeos são carregados para o Youtube; 695.000 atualizações de status, 79.364 posts e 510.040 comentários são feitos no Facebook.
Vamos viver intensamente essa Revolução Informacional, fazer parte dela e construí-la em nosso cotidiano!
*Marcello Barbosa, é Ativista Político, Blogueiro, Locutor do Programa Salada Mista na @RadioMaisOnLine e estudante de Jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este seu comentário está ajudando na busca por uma sociedade mais justa e igualitaria: